28/02/2012

De regresso a casa...

E muitas horas de vôo pela frente.

De regresso a Buenos Aires

Voltar a uma cidade tem sempre um encanto diferente da primeira vez. Se da primeira vez visitámos as zonas históricas e turísticas, desta vez aproveitámos muito mais as ruas, as lojas (e há cada uma), os fantásticos bares e restaurantes. Esta Buenos Aires é de longe melhor que a primeira que visitámos. E desta vez descobrimos lugares fantásticos. Fiquei fã dos mercados de rua e das lojas de malas. E os porteños (naturais de BA) então, são uma simpatia. Todos, desde os empregados das lojas aos taxistas.
Graças à quantidade de espaços com wi-fi consegui ir criando estes posts no blog que servem para partilhar estes fantásticos dias com vocês e um dia mais tarde, quando tiver saudades, voltar a ler estas memórias.
Agora que esta viagem chega ao fim, posso afirmar que cumpri um dos sonhos da minha vida.
Amei este país. Um dia volto.

26/02/2012

Entre tantos voos internos a possibilidade de algum correr menos bem pode acontecer. A nós aconteceu-nos hoje entre El Calafate e Buenos Aires. O nosso voo estava cheiissimo e temos de esperar mais de três horas num Aeroporto que tem um bar e para aí meia dúzia de cadeiras.
Não tendo mais nada para fazer, pus-me a observar quem passa e sendo El Calafate um destino turístico passam muitos tipos diferentes de pessoas. Temos as famílias completas carregadas de malas enormes, temos os hippies, geralmente sozinhos ou aos pares e temos os amantes da caminhada que viajam de mochila às costas. Estes últimos vão-se sentando ao pé uns dos outros e trocando experiências. Já em Ushuaia tivemos num bar de montanha e ouvimos a troca de experiências entre dois "exploradores" e fiquei fascinada. Há tantos lugares fantásticos neste planeta.
Neste momento estou sentada no chão a apanhar sol. Encostada a uma parede a ouvir umas musiquinhas. Eu e mais 20 pessoas que como eu não têm nada que fazer e ocupam o tempo a observar quem passa. Ainda vou daqui bronzeda.

El Calafate dia 3

Comparando com os últimos dias hoje foi tudo mais calmo. De manhã tivemos um passeio de camião pelos campos e montes que circundam El Calafate. Como nesta zona da Argentina quase não chove, a paisagem é árida e de vegetação baixinha. Em certos lugares parece mesmo uma paisagem lunar. Como companheiros de passeio tivemos um grupo de brasileiros, que aqui são mais que as mães. Se nós  pensávamos que os portugueses eram barulhentos, os brasileiros põem-nos a um canto.
Aproveitámos está almoçar na cidade e comprar mais umas coisitas. El Calafate cresceu à conta dos turistas que vêm visitar os glaciares e por isso tem loja porta sim, porta sim. Também por isso não é propriamente barata.

25/02/2012

El Calafate dia 2

Não tenho palavras que consigam descrever esta beleza nem para explicar a sensação de andar ali em cima do gelo. Estas férias já caminhámos muito, mas sobre o gelo é realmente uma experiência única.
Estar aqui na Patagonia é realizar um sonho.

El Calafate dia 1

Agora sim estamos na famosa Patagonia argentina. A paisagem é completamente diferente diferente da da Terra do Fogo, muito mais árida, tipo ferrugem. A cidade fica na beira dum lago enorme, o lago Argentino (maior lago de todo o país) e pelo que me apercebi até agora tem uma avenida cheia de comércio (sim, mesmo de férias vou deitando uma vista de olhos nas montras).
Os argentinos são um povo que jantar bem tarde, por isso o comércio está aberto até às nove da noite e os restaurantes só começam a encher a partir dessa hora.
Já escolhemos os programas para os próximos dia: trekking no glaciar Perito Moreno, passeio todo o terreno e ida a uma quinta para um belo churrasco de cordeiro.
A temperatura é bastante mais agradável por aqui, de maneiras que já fomos jantar sem gorro e luvas.

24/02/2012

Ushuaia dia 4, a temperatura do costume

Saída para a navegação logo pela manhã. Estava chuva e vento, mas não havia problemas no mar. À conta das trocas de ontem e porque à hora de almoço tínhamos que apanhar o avião, já não podemos dizer olá aos pinguins. Ficámo-nos pelos lobos marinhos, bem simpáticos por sinal.
Ushuaia fica para trás. Rumamos agora à Patagonia.

Ushuaia dia 3, 4°

Estava planeado ir logo de manhã  navegar no Canal de Beagle para vermos os lobos marinho e os pinguins, mas os senhores da agência esqueceram-se de nos vir buscar. . Ficou então combinado para as três da tarde.
A Belen (a recepcionista mais fantástica que alguma vez conheci, apesar de ter para aí uns 20 anos) sugeriu que para aproveitamos o tempo quisemos ao glaciar Martial. Apanhamos um táxi até às  "aerosillas" (cadeiras teleférico como as das pistas de ski) e sabíamos uns 200 metros. A partir daí começamos a nossa caminhada na montanha. Fomos mais comedido que no dia anterior, não zona porque nos doiam as pernas mas porque começou a nevar à  séria.
Depois de um belíssimo vinho quente, o melhor que já bebi, descemos à base. Apesar do frio e da neve foi uma manhã fabulosa. Achei mesmo que foi uma sorte os senhores da agência terem-se esquecido de nós.
O tempo ficou cada vez pior e viagem de barco foi cancelada. Ficou combinado tentar a nossa sorte no dia seguinte.
Já levo uns bons quilómetros de Ushuaia. A cidade não é nada de especial, mas o que a rodeia é soberbo.
Estou a adorar este fim do mundo.

22/02/2012

Ushuaia dia 2, 5°

O dia começou cedinho e com frio no parque natural da Terra do  Fogo. Esperava-nos uma caminhada de 8 km entre o parque e o mar. Fabuloso. A paisagem é de cortar a respiração. É verdade que quando escolhemos este programa não sabíamos bem ao que vínhamos mas acabou por ser a escolha certa.
Ao fim de 3 horas e tal de caminhada tínhamos à nossa espera um belo estufado de frango numa tenda improvisada.
A seguir ao almoço foi a vez da canoagem. Aí é que eu pensei que caía para o lado, mas tendo em conta que a temperatura da água eram 5° não tive outro remédio senão dar aos braços. Navegamos quase  até à fronteira com o Chile.
Quando regressámos à cidade fomos a uma degustação de cervejas artesanais que nos recomendou a miuda da pousada. Que bela recompensa de final de passeio.

21/02/2012

Fim do mundo

Ushuaia é uma cidade pequenina e parece que estamos nas férias da neve: as lojas, os bares e as pessoas de gorro. Por incrível que pareça está a nevar.
As montanhas que rodeiam a cidade têm os picos cobertos de neve tipo postal suíço. É incrível se pensarmos que ainda ontem andei de sandálias e não saí do mesmo país.

17/02/2012

Até já

Daqui a pouco vou embarcar na viagem que sempre quis fazer. Pode dizer-se que é a minha viagem de sonho, embora queira fazer muitas outras. Como me aproximo a largos passos dos 40, achei que era a altura ideal para ir aprender tango, comer carninha da boa, crepes com doce de leite, jantar em Buenos Aires e ir ao fim do mundo.
Claro que vou ter saudades dos miúdos, até porque nunca tive separada deles tanto tempo, mas com o Skype sempre dá para irmos pondo a conversa em dia. A minha mãe é a maior e fica com eles. Eles prometeram portar-se impecavelmente e estou segura que ficam bem.
Se conseguir postar fotografias, postarei. Senão, ficam para quando voltar.
Beijos e abraços.

14/02/2012

Happy Valentine

Não sou fã do Dia dos Namorados, mas também não tenho nada contra. Aliás, penso que quem brada em alta voz que detesta são aqueles que mais queriam receber flores e fazer programinha, mas não tem com quem.

Para todos os amores da blogosfera deixo uma bela musiquinha que eu adoro de paixão.
Namorem muito. Amem muito. Porque é bom e ainda é isento de impostos.

06/02/2012

Um tiro ao lado

Eu nunca liguei a mínima ao Carnaval. Não apreciou o tema, não me mascaro e não vou a corsos, mas não concordo nada com o fim do feriado. Numa altura em que o que se precisa é de motivação não me parece que seja assim que se consiga.
A frase esta vida são 2 dias e o Carnaval são 3 perdeu completamente o sentido.

01/02/2012

Novo desafio



Esta é a minha nova perdição. Não tanto comer, mas cozinhá-los. Para já só me aventurei nos muffins (ou queques se preferirem), mas este fim-de-semana vou experimentar uns assim mais simples. Já tenho um belíssimo livro, faltam-me apenas alguns ingredientes.
Costumo safar-me bem na cozinha por isso acho que minha vida de pasteleira tem pernas para andar. Depois conto e mostro fotos.